Aula 19 | 20

AULA 19 | 20


VIDEO DA PORTA A ABRIR

Nesta aula continuámos a modelar a porta em 3D Studio Max com o objectivo de a animar.

Seguimos os passos a baixo descritos:

começámos por editar o material da maçaneta: 

  • criamos um novo material (material editor) - alteramos a opção Blinn para Metal - atribuimos uma cor (laranja no meu caso) -  alteramos o Specular Level: 189  e o Glossiness: 60. (fig. 01)
  • Para ver o aspecto geral da nossa imagem podemos renderizar (RENDER SETUP) (fig. 02 | 03)

De seguida dimensionámos os tijolos da parede:

  • seleccionamos a parede - no menu de modify clicamos em +UVWmap - gizmo
  • seleccionamos a front view - alteramos para realistic
  • clicamos no ícone que nos permite escalar os objectos (SELECT AND UNIFORM SCALE) - ajustamos os tijolos de acordo com o que achamos melhor.
  • imagens de comparação antes e depois - fig. 04 | 05

Intodução de uma luz:

  • no menu de criação de objectos clicamos no icone da lanterna - alteramos o parâmetro photometric para standart - clicamos em target spot - indicamos a direcção da luz mantedo o botão esquerdo do rato premido. (fig. 06)
  • voltámos a fazer um render só para verificar o efeito da luz (fig. 07)


De seguida alterámos a percepção de profundidade da parede e da porta:

  • abrimos o editor de materiais - seleccionamos os tijojos (da parede) -  clicamos em maps - seleccionamos a opção bump - e arrastamos a referencia relativa ao padrao dos tijolos para o bump - alteramos o bump para 80 (fig. 08)
  • repetimos o processo para o material referente à porta.

Criação de um chão espelhado:

  • abrimos o editor de materiais - criamos um novo material com o nome chão - clicamos no quadrado em branco ao lado do difuse - escolhemos a opção REFLECT / REFRACT (fig.09)
  • seleccionamos a top view - vamos ao menu de criação de objectos - clicamos na esfera para criar objectos tridimensionais - opção PLAN - keyboard entry (length: 800; width:400) - create
  • abrimos o editor de materiais novamente e arrastamos o material que criámos anteriormente para o plano. (fig.10)
  • no editor dos objectos, clicamos no menu de modify - UVWmap -  desceleccionamos a opção de real world map
  • renderizamos para ver o efeito espelhado (fig.11)


Coloar uma câmara

  • no menu de criação de objectos clicamos no símbolo da câmara - target - desenhamos o ponto onde se encontra a câmara e o monto para onde ela está apontada mantendo premido o botão esquerdo do rato.
  • clicamos na vista em perspectiva - C
  • seleccionamos a câmara - menu de modify - alteramos a abertura da lente para 28mm (fig.12)


Criação do Vídeo

  • clicamos no icone de criação de vídeo no canto inferior direito - seleccionamos sistema PAL; e a opção FRAMES - resclae time - length: 100 (fig.13)
  • seleccionamos a top view - clicamos no icone com uma corrernte para associar os dois puxadores e os puxardores à porta
  • seleccionamos a porta - graph editors - track view curve editor - z rotation
  • defenimos que a porta roda entre a imagem 37 e 87 e por isso construims dois pontos de referencia nesses valores e dizemos que a rotação no ponto 87 tem value: -90 (fig.14 | 15)
  • nesta altura a porta esta a rodar sobre o eixo que passava no centro dela. (fig.16)


Alterar o ponto de rotção da porta

  • ligamos no OSNAP os pontos pivot e vertex
  • seleccionamos a porta - no menu de criação de objecto seleccionamos o icone do quadrado ligado a três quadrados mais pequenos por baixo - affect pivot only - MOVE - arrastamos o pivot do centro da porta para o vértice (fig.17 | 18)


criar a rotação da maçaneta:

  • seleccionamos a maçaneta - graph editors - track view curve editor - y rotation - criamos três pontos de referência: um na imagem 20 com value 0; outro na imagem 37 com value 45 e outro na imagem 57 com value 0. (fig.19)


finalizar o video:

  • seleccionamos a câmara  - graph editors - track view curve editors - + object (target camera) - FOV - criamos um ponto de referência em 0 com value 0 e outro em 101 com value 10. (fig.21)
  • por fim abrimos o editor de renders - guardamos o ficheiro com o formato .avi - RENDER (fig.22)


PRODUTO FINAL NO VÍDEO EM BAIXO


 


Inês Torre Estorninho (20130181) . MiArq. 3AD 
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