Aula 19 | 20
AULA 19 | 20
VIDEO DA PORTA A ABRIR
Nesta aula continuámos a modelar a porta em 3D Studio Max com o objectivo de a animar.
Seguimos os passos a baixo descritos:
começámos por editar o material da maçaneta:
- criamos um novo material (material editor) - alteramos a opção Blinn para Metal - atribuimos uma cor (laranja no meu caso) - alteramos o Specular Level: 189 e o Glossiness: 60. (fig. 01)
- Para ver o aspecto geral da nossa imagem podemos renderizar (RENDER SETUP) (fig. 02 | 03)
De seguida dimensionámos os tijolos da parede:
- seleccionamos a parede - no menu de modify clicamos em +UVWmap - gizmo
- seleccionamos a front view - alteramos para realistic
- clicamos no ícone que nos permite escalar os objectos (SELECT AND UNIFORM SCALE) - ajustamos os tijolos de acordo com o que achamos melhor.
- imagens de comparação antes e depois - fig. 04 | 05
Intodução de uma luz:
- no menu de criação de objectos clicamos no icone da lanterna - alteramos o parâmetro photometric para standart - clicamos em target spot - indicamos a direcção da luz mantedo o botão esquerdo do rato premido. (fig. 06)
- voltámos a fazer um render só para verificar o efeito da luz (fig. 07)
De seguida alterámos a percepção de profundidade da parede e da porta:
- abrimos o editor de materiais - seleccionamos os tijojos (da parede) - clicamos em maps - seleccionamos a opção bump - e arrastamos a referencia relativa ao padrao dos tijolos para o bump - alteramos o bump para 80 (fig. 08)
- repetimos o processo para o material referente à porta.
Criação de um chão espelhado:
- abrimos o editor de materiais - criamos um novo material com o nome chão - clicamos no quadrado em branco ao lado do difuse - escolhemos a opção REFLECT / REFRACT (fig.09)
- seleccionamos a top view - vamos ao menu de criação de objectos - clicamos na esfera para criar objectos tridimensionais - opção PLAN - keyboard entry (length: 800; width:400) - create
- abrimos o editor de materiais novamente e arrastamos o material que criámos anteriormente para o plano. (fig.10)
- no editor dos objectos, clicamos no menu de modify - UVWmap - desceleccionamos a opção de real world map
- renderizamos para ver o efeito espelhado (fig.11)
Coloar uma câmara
- no menu de criação de objectos clicamos no símbolo da câmara - target - desenhamos o ponto onde se encontra a câmara e o monto para onde ela está apontada mantendo premido o botão esquerdo do rato.
- clicamos na vista em perspectiva - C
- seleccionamos a câmara - menu de modify - alteramos a abertura da lente para 28mm (fig.12)
Criação do Vídeo
- clicamos no icone de criação de vídeo no canto inferior direito - seleccionamos sistema PAL; e a opção FRAMES - resclae time - length: 100 (fig.13)
- seleccionamos a top view - clicamos no icone com uma corrernte para associar os dois puxadores e os puxardores à porta
- seleccionamos a porta - graph editors - track view curve editor - z rotation
- defenimos que a porta roda entre a imagem 37 e 87 e por isso construims dois pontos de referencia nesses valores e dizemos que a rotação no ponto 87 tem value: -90 (fig.14 | 15)
- nesta altura a porta esta a rodar sobre o eixo que passava no centro dela. (fig.16)
Alterar o ponto de rotção da porta
- ligamos no OSNAP os pontos pivot e vertex
- seleccionamos a porta - no menu de criação de objecto seleccionamos o icone do quadrado ligado a três quadrados mais pequenos por baixo - affect pivot only - MOVE - arrastamos o pivot do centro da porta para o vértice (fig.17 | 18)
criar a rotação da maçaneta:
- seleccionamos a maçaneta - graph editors - track view curve editor - y rotation - criamos três pontos de referência: um na imagem 20 com value 0; outro na imagem 37 com value 45 e outro na imagem 57 com value 0. (fig.19)
finalizar o video:
- seleccionamos a câmara - graph editors - track view curve editors - + object (target camera) - FOV - criamos um ponto de referência em 0 com value 0 e outro em 101 com value 10. (fig.21)
- por fim abrimos o editor de renders - guardamos o ficheiro com o formato .avi - RENDER (fig.22)
PRODUTO FINAL NO VÍDEO EM BAIXO
